O que você pode fazer melhor hoje?

3 Jun 2018

 

Sustentabilidade se tornou um tema muito debatido atualmente, e longe de ser um modismo, virou uma questão de sobrevivência. Muito se fala sobre práticas mais sustentáveis no nosso dia a dia, são muitas as melhorias que podemos fazer, e a lista é grande:

 

- Fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça

- Trocar as sacolinhas do mercado por Ecobags retornáveis

- Separar o lixo orgânico do reciclável, e destiná-lo corretamente.

- Trocar os descartáveis por retornáveis

E por ai vai...

 

Se tentarmos mudar tudo isso de uma só vez, se torna cansativo e a tendência ao fracasso e a desistência é quase certa. Então vamos com um passo de cada vez. O que você pode mudar hoje e inserir na sua rotina diária? Comece com uma atitude.

Para quem me acompanha, sabe das práticas que adoto tanto na minha empresa, quanto na minha vida pessoal. As novas atitudes já fazem parte da minha rotina e são feitas automaticamente, e é ai que está o X da questão.

Esse mês resolvi trocar a esponja de lavar louças da minha casa pela bucha vegetal. O incômodo de descartar duas ou mais esponjas plásticas sem ter para onde enviá-las corretamente, foi minha grande motivação. A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o plástico poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente. Isso porque os plásticos em questão contêm especificidades que dificultam muito a reciclagem, além de estarem amalgamados e conterem muitas bactérias. Sendo assim, o destino da maior parte dessas esponja acaba sendo o lixo comum.

Comprei minha bucha vegetal numa casa de artigos religiosos e paguei R$ 10,00 por ela, como ela é bem comprida, pode facilmente ser partida em vários pedaços, eu tirei dois pedaços, um uso como bucha de banho e outro na cozinha e ainda sobrou muita coisa. A bucha vegetal é uma planta, que cresce muito bem no Brasil, e pode ser compostada facilmente no quintal, e você pode inclusive plantá-la em casa.

 

Agora se você possui uma empresa, organização ou escola, existe uma forma de descartar a esponja plástica corretamente, a Terracycle cria brigadas de materiais recicláveis, e você pode implementar isso na sua empresa, contando ainda com a colaboração dos funcionários ou alunos da escola, funciona assim: você junta uma quantidade grande e envia para a Terracycle pelos Correios, quem paga esse envio é a própria Terracycle, e para cada resíduo a sua empresa recebe pontos, que pode ser convertido em compras ou doações para alguma instituição. Legal né? Clica aqui e saiba mais.

 

A Cristal Muniz do blog Um Ano Sem Lixo, dá várias dicas bacanas sobre atitudes conscientes, ela reduziu o seu lixo a quase zero, e hoje não produz quase nada de lixo.

Fácil? Não. Nada fácil, mas mentir para nós mesmos fingindo estar tudo bem não resolve nada. Um lixinho faz sim toda a diferença!

 

Vamos começar?

Share on Facebook
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Faça parte da nossa comunidade

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

©Ecojoias Carol Barreto - Todos os direitos reservados