Em maio de 1500, Pero Vaz de Caminha escreve uma carta ao Rei Dom Manuel, relatando sua viagem ao Brasil, com o seguinte trecho:

“Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados... Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem.”

 

Do trecho acima nasceu o termo “em se plantando tudo dá”, muito usado para mencionar o clima e a terra fértil do nosso país.

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil tem uma das maiores biodiversidades do planeta. Tanto que é praticamente impossível listar todas as variedades de frutas que existem em nossa flora. 

Dentre as mais consumidas no Brasil, apenas duas são nativas: goiaba e maracujá. Os principais fatores para esse acontecimento são: o crescimento da agricultura estrangeira, as novas tecnologias e modificações genéticas, além do uso livre de agrotóxicos.

 

Há uma variedade enorme de frutos brasileiros ainda pouco conhecidos. Dentre eles, o cupuaçu, a pitanga, o araçá, a uvaia, o cambuçá, a guabiroba, a grumixama, o cambuci e o guabijú.

 

A Ecojoias Carol Barreto traz nessa coleção algumas frutas nativas do Brasil, com suas cores e formas representadas em joias feitas à mão, resignificando materiais que seriam descartados como o plástico de embalagens e alumínio das latas de bebidas.

Do desenho no papel, até a finalização da joia, muita coisa pode mudar. Num trabalho todo artesanal, respeitando a ergonomia de cada material, as Ecojoias vão aos poucos ganhando forma.

Durante o processo de resignificação, materiais antes vistos como lixo, se transformam em joias e adornos de valor. O que era um frasco de amaciante vira um colar de pendentes, as latas de bebidas descartadas fornecem o alumínio, que trabalhado a mão como um metal nobre se transforma em um delicado brinco.

Para a coleção Se Plantando Tudo Dá foram 6 meses de estudo, com alguns exemplares dos frutos. Identificando cores, sabores, cheiros e hábitos regionais de cada fruta.

Na foto, o nosso moodboard inspiracional cheio de cores e referências.

Equipe da coleção Se Plantando Tudo Dá

Carol Barreto

Responsável pela criação e desenvolvimento da coleção,

 e produção das fotos.

Modelo e de tudo um pouco.

Stephanie Maia

Natural do Acre, Stephanie, de cliente da marca, virou representante comercial.

Colaborou no estudo da coleção com os frutos nativos de sua terra.

Melhor modelo para essa coleção não há!

Thays Corrêa

Maquiadora e assistente de produção.

Daquelas mulheres porretas que arregaçam as mangas e a gente pode contar sempre.

Helena Cooper

Maga das fotos

Luisa Falcão

Diva do branding da Ecojoias

Parceria   Brechó do Casarão

Faça parte da nossa comunidade

Siga-nos nas redes sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube

©Ecojoias Carol Barreto - Todos os direitos reservados